Macsha (PT)Products (PT)Timers (POR)

Antenas Macsha: Usos e cuidados

Macsha Antennas


As antenas são desenvolvidas para serem usadas em qualquer tipo de evento esportivo e suportam altas densidades de competidores. Sua função é energizar os chips quando eles atravessam seu campo e recebem seu código de identificação exclusivo.

As antenas Macsha podem ser conectadas até 8 por sistema (dependendo da versão do One4All) e, portanto, podem cobrir até 8 metros com um único sistema. Eles são colocados na linha de chegada, bem como em todos os outros pontos de controle de tempo do circuito.

Nós detalhamos algumas recomendações sobre usos e cuidados:

Usos

Uso de 1 antena

Se você for usar uma única antena, conecte-a à porto 1. Se você for usar antenas adicionais, conecte-as às portos 2 a 8. (ou 4).

Antenas dobráveis

São antenas unidirecionais usadas para obter uma medição oportuna do tempo. Sua aplicação é ideal para maratonas, triatlos, duathlones e controles de etapas intermediárias. As antenas de chão dobráveis ​​são ideais em todos os tipos de competição em que o chip é usado nas costas, pois maximizam sua média de leitura.

Essas antenas são instaladas sozinhas simplesmente apoiando-as.


Antenas Laterais

São antenas multidirecionais usadas para reforçar a área de medição. Eles trabalham em conjunto com as antenas de chão e são aplicáveis ​​a qualquer esporte. Seu uso também é ideal para os casos em que a instalação de antenas no chão não é uma opção possível, como águas abertas, ciclismo ou esportes a motor. Essas antenas são o complemento ideal para as antenas de chão quando o chip é usado em calçados.

Eles podem ser instalados em tripés próximos à área de passagem ou em arcos acima da área de passagem.

Cuidado! ⚠️

Ao montar os tripés, segure-os muito bem. É muito comum que em locais com ventos fortes eles derrubem as antenas. Uma caída pode danificar algumas das células radiantes da antena lateral e reduzir seu desempenho ou até se tornar completamente inútil.


Graças ao uso deste tipo de antenas em conjunto com as antenas de chão, podemos cronometrar com uma única linha sem instalar linhas de medição de backup.

Antenas Aéreas

São antenas unidirecionais projetadas para montagem exclusiva nas barras transversais dos arcos de passagem. Seu uso específico é para o cronometragem dos esportes a motor, embora também possa ser usado para cronometrar outros esportes, como eventos de ciclismo.

Interferências

Antenas e chips são suscetíveis a interferências, como todos os componentes de um sistema de radiofreqüência. Três dos elementos que produzem a maior interferência em chips e antenas são:

Metal

A antena não deve ser coberta por nenhum elemento metálico, pois as ondas de radiofrequência não cruzam o metal. Com relação aos chips, eles não devem ser aderidos a nenhuma superfície de metal, pois isso resultaria em uma perda de leitura do mesmo.

Agua

O corpo humano é composto por 70% de água. É muito comum na chegada de uma corrida ver colaboradores da organização em pé diante das antenas laterais ou estáticas nas antenas de chão. Isso é essencial para evitar, pois causa uma deficiência nas detecções. Peça a qualquer pessoa que esteja na área de objetivo que seja colocada atrás das linhas da antena.

Densidade dos Participantes

Como explicado acima, a água é um dos fatores que produz mais interferência em antenas e chips. É por isso que, especialmente no início das corridas onde há maior densidade de competidores, haja perdas de leituras. Em partidas muito volumosas, é recomendável colocar mais de uma linha de antenas separadas por pelo menos 4 metros para aumentar a média  de leitura.

Cuidados

Antenas resistentes à água, mais …

As antenas são resistentes à água e podem ser usadas em condições de chuva, no entanto:

  • Nunca permita que as antenas sejam submersas em água. Isso pode danar a antena e o leitor.
  • Guarde-os em local seco e protegido. Não exponha as antenas a um ambiente húmido por longos períodos, pois isso pode causar oxidação em seus elementos e reduzir sua vida útil.

Antenas Dobráveis

Nunca permita que veículos muito pesados ​​circulem pelas antenas. Isso pode causar danos à sua estrutura plástica externa ou às células internas, quebrando-as.

Cabos

Os cabos e conectores são responsáveis ​​por transmitir a energia gerada pelo leitor para as antenas. Sempre cuide de sua condição.

Sugestões:

  • Não dobre os cabos bruscamente ou force seus conectores.
  • Mantenha-os sempre limpos e longe de ambientes húmidos.
  • Não quebre o cabo da antena no momento do enrolamento, mantenha sempre curvas suaves.
  • Protege os conectores no momento do armazenamento.
  • Certifique-se de não pressionar ou morder qualquer cabo com a mesma antena.
  • Sempre proteja os cabos colocando-os no espaço livre sob as antenas de chão.

Chips “ocultas”

É importante observar que, se o chip estiver completamente coberto no momento em que passa pela antena, é muito provável que não o detecte. Por exemplo: um corredor que o cobre quando olha para o seu tempo ou cruza a linha de chegada com uma criança nos braços. Você também deve estar atento a chips em cadeiras de rodas, lama ou neoprene que também podem cobri-lo.

Diagnóstico e Reparo

Antes de uma eventualidade com suas antenas, lembre-se de que você tem nosso Tutorial para diagnóstico e reparo de antenas de piso e laterais na School of Timing. Não apenas explicará como executar uma série de medições simples e rápidas, a fim de verificar o bom funcionamento das antenas. Além disso, no caso de detectar um mau funcionamento, várias etapas estão incluídas, para resolver e reparar possíveis falhas.

Por outro lado, você também tem a opção de um detector de campo RFID, com o qual pode medir o sinal emitido por suas antenas  de jeito preciso e real. Portanto, ele pode medir o sinal emitido no solo em um ponto de controle para maximizar a área de detecção, bem como detectar danos às células para diagnosticar e reparar suas antenas. Portanto, ele pode medir o sinal emitido no solo em um ponto de controle para maximizar a área de detecção, bem como detectar danos às células para diagnosticar e reparar suas antenas. Encontre-o hoje em nossa loja online.

Você tem problemas com os conectores de antena e cabo? Também temos um tutorial para você 🤗: Como reparar os conectores de antena e cabo.

Timer, se você começou a ler e seu rosto é este: 🤔, não entre em pânico!

Não esqueça que você também pode entrar em contato com o suporte técnico em help@macsha.com sempre que precisar.